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domingo, 5 de dezembro de 2010

PADRÃO DE TRÁFEGO EM AEROPORTOS

Vocês certamente já presenciaram aqueles insetos ao redor de uma lâmpada voando feitos loucos de forma cíclica né? Na aviação, os pilotos executam essa função, porém, de uma maneira bastante organizada. O vôo acontece de forma retangular com relação a pista do aeroporto, na qual existem algumas altitudes especificas para essa operação. Este procedimento é chamado de padrão de tráfego que possibilita aos pilotos saberem onde procurar e esperar outros pilotos que estão em operação no aeródromo destinado, além de ser utilizado para prática de decolagens e pousos.
Na figura abaixo vemos como é feito essa operação, que visa evitar possíveis colisões e permite preparar para um pouso correto e alinhado a pista.


Um padrão de tráfego é constituído de 5 pernas:

1. Perna de partida
2. Perna do vento cruzado
3. Perna do vento
4. Perna de base
5. Aproximação final

A seguir será apresentado uma análise de cada segmento, para que você possa praticar cada etapa do tráfego aéreo ai no seu Flight Simulator.

1. Perna de Partida

Esta é uma etapa um tanto critica, onde ainda pendem incertezas sobre o peso da aeronave e demais fatores para uma decolagem perfeita. Mantenha uma boa razão de subida capaz de evitar que sua aeronave entre em "estol" e mantenha uma altitude de 1000 pés com 95 nós de velocidade. A altitude de 1000 pés será utilizada para praticagem de padrão de tráfego.

2. Perna do vento cruzado

Permanecendo no padrão de tráfego nivelado a 1000 pés, execute uma curva a 90 graus à esquerda para a perna do vento cruzado. Esta etapa do padrão recebe o nome de vento cruzado, pois a trajetória do vôo é perpendicular à pista e que normalmente é, transversal à direção do vento. É aconselhado se manter nesta direção por aproximadamente 1,5 milhas, desta forma se algo de errado acontecer com a aeronave, terá chance suficiente de planar ate um local de pouso no aeródromo.

3. Perna do vento

Chegamos a tão famosa perna do vento. O avião esta nivelado na perna do vento cruzado a 1000 pés de altitude e 95 nós de velocidade, então execute outra curva de 90 graus a esquerda para se manter paralelo a pista, indo exatamente na direção posta da onde ele irá pousar, daí o nome perna do vento, pois o avião esta indo na direção do vento e não contra ele. Bom é chegada a hora de definir quando começar a curva do vento, basta apenas que olhamos para fora da aeronave, efetuando um cálculo da distância para pouso.

4. Perna de base

É chegada a hora de efetuar mais uma curva de 90 graus a esquerda, esta etapa chamados de perna de base, pois a partir deste ponto haverá apenas mais uma curva de 90 graus a esquerda antes do pouso. Neste momento surgem duvidas de como e quando realizar a curva para a perna da base.
Existe uma técnica visual para determinar em que ponto d
evemos realizar a curva para a perna de base. Olhando para a janela esquerda do avião, o limite da pista aparecerá em formato no ângulo de 45 graus com a asa esquerda, ou no meio do caminho entre a asa e a cauda, como mostrado na figura abaixo.
Efetuando essa técnica, temos uma distância suficientemente tranqüila para uma aproximação confortável.
Bom agora que visivelmente temos uma condição boa e ajustável para pouso, realizamos a curva de 90 graus a esquerda para entrada na perna de base.

5. Aproximação final

Assim como na decolagem, o pouso é uma etapa um tanto crítica onde exige do piloto habilidades adquiridas depois de algum tempo simulando. Geralmente a velocidade utilizada para pouso é 30% maior da velocidade de decolagem, assim evita que a aeronave entre em estol e você encontre o solo antes do tempo. Após deixar a aeronave estabelecida e estabelizada em uma descida de aproximação final, isso lhe permitirá avaliar se sua planagem está muito alta ou muito baixa com relação a pista. É possível determinar se estamos ou não no glide slope através do PAPI (Precision Approach Path Indicator) como na figura abaixo:
Seguindo algumas dessas regras, o vôo simulado fica ainda mais perfeito e praticando de forma continua aos pouco você chegará a excelência. Bons vôos a todos!!

2 comentários:

  1. muito interesante,ha anos sou fanático em aviação,e até então,não conhecia esse procedimento,agradeço muito por essa informação valiosa!!!

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  2. Obrigado Marcelo, a tempo ja não acessava mais meu blog!! Vou procurar trazer mais informações, apesar de já não voar simuladamente a algum tempo.

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